top of page
Posts recentes
Destaques

Usei aparelho mas meus dentes apinharam de novo! Como resolver?

Um problema muito comum no consultório é a recidiva de apinhamentos dentários, ou seja, quando o paciente já usou aparelho e, depois de um tempo os dentes começam a se movimentar, desfazendo aquele alinhamento lindo conseguido no final do tratamento.

Como resolver?

Para resolver é necessário usar algum aparelho para reposicionar os dentes e tentar eliminar o fator que fez os dentes se moverem. Em muitos casos podemos resolver este problemas com movimentos simples, que podem ser feitos com alinhadores removíveis como o Essix Clear Aligner, o Smart Aligner ou o Invisalign. Estes aparelhos são confortáveis e estéticos, e normalmente a resolução é rápida. Abaixo temos um exemplo de um caso tratado com estes alinhadores (no caso, o Invisalign).

É importante, no entanto que seja feita a intervenção logo quando os dentes começarem a sair da posição, antes que uma bagunça completa se instale!

Alguns casos podem precisar até de um novo tratamento com aparelhos fixos se não forem resolvidos logo. Por isso, quanto antes for detectada a recidiva, mais simples e rápido será a resolução.

Mas por que isso acontece?

Nossos dentes não são estáticos e se movimentam ao longo da vida. Isso é bom, necessário e fisiológico, mas, após um tratamento ortodôntico, algumas fibras que se prendem aos dentes funcionam como uma "memória" e tentam levá-los de volta para a posição inicial, só que em menor grau. Também pode ser que haja algum contato indevido deslocando o dente de sua posição.

Algumas pessoas associam isso também ao aparecimento dos terceiros molares (sisos), dizendo que eles seriam os culpados. Na verdade existe uma grande discussão sobre isso e não se conseguiu determinar definitivamente se eles causam ou não esta recidiva, no entanto é mais provável que não, e que isto ocorra pela "memória" das fibras ou por contatos indevidos.

Para evitar que isso aconteça, normalmente recomendamos algum tipo de contenção, fixa ou removível, que vai ter o papel de permitir uma certa liberdade dos dentes, porém limitando o quanto eles se movimentam. O problema é que nem sempre estas contenções são usadas devidamente, pelo tempo recomendado ou se quebram e descolam (quando são fixas), às vezes até sem que o paciente perceba.

Como Evitar?

A melhor maneira de evitar a recidiva é usar as contenções conforme a recomendação do ortodontista e ir às consultas regulares de acompanhamento após o término tratamento. Estas consultas podem ser anuais ou semestrais, dependendo do caso, e nelas verificamos se as contenções precisam de algum ajuste, se alguma parte se soltou ou quebrou e até se está havendo alguma movimentação indevida. Também são revisados os contatos dentários para ver se as acomodações naturais da mordida não estão causando nenhum prejuízo. Não deixe de marcar suas revisões.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page