Sua gengiva aparece demais no sorriso?

O sorriso gengival uma condição onde uma faixa excessiva de gengiva aparece durante o sorriso. Essa condição, em muitos casos, torna-se antiestética e representa a queixa de muitos pacientes.

O tratamento adequado irá depender de um diagnóstico correto quanto à origem do sorriso gengival. Ele pode ser causado, por exemplo, por um excesso de gengiva cobrindo os dentes, por um grande crescimento vertical da maxila (osso onde estão os dentes superiores), por lábio curto e/ou hiperativo. Muitas vezes existe mais de uma causa simultânea necessitando de procedimentos planejados e combinados, como ilustrado no caso abaixo.

Os casos onde a razão do problema é o crescimento vertical da maxila serão tratados com ortodontia e muitas vezes com cirurgias ortognáticas.

Quando a causa está no lábio por ser curto ou com hipermobilidade estão indicadas as cirurgias plásticas.

O Periodontista entra em ação quando a causa do sorriso gengival está relacionada a uma faixa de gengiva cobrindo parte da coroa do dente que deveria estar exposta. Nesta caso é planejada a cirurgia para a remoção desta faixa de gengiva para expor toda a coroa do dente. Essa cirugia tem um impacto muito grande na estética do paciente melhorando seu sorriso e muitas vezes sua autoestima.

Outra opção recentemente adicionada ao tratamento do sorriso gengival é a toxina botulínica, onde os músculos que elevam o lábio são temporariamente paralisados diminuindo a exposição de gengiva. O uso da toxina botulínica pode ser complementar a outros procedimentos para um melhor resultado ou em casos onde o paciente não queira passar por procedimentos cirúrgicos maiores como as cirurgias ortognáticas.

Em nossa clinica a Periodontista responsável pelas cirurgias periodontais é a Dra. Carolina Faria e o responsável pelos casos onde a Ortodontia será o tratamento de escolha é o Dr. Ricardo Machado.

A paciente abaixo foi tratada em nosso consultório com ortodontia (Dr. Ricardo Machado), cirurgia periodontal (Dra. Carolina Faria) e restaurações em resina composta (Dr. Paulo Marcelo)