top of page
Posts recentes
Destaques

Hábitos, estilo de vida e saúde oral

Os hábitos, estilo de vida e saúde oral

Nossa saúde é um reflexo dos nossos hábitos e estilo de vida, com a saúde oral não é diferente.


Alguns bons hábitos como a escovação adequada e o uso do fio dental podem ser suficientes para manter a boca livre de cáries e doença periodontal por toda a vida.


Os hábitos nocivos por sua vez precisam ser modificados para que se tenha uma melhora na saúde e qualidade de vida. Esta mudança normalmente não é fácil e muitas vezes é necessária a ajuda de um profissional neste processo.


O tabagismo, por exemplo, é um hábito que envolve muitas vezes a dependência química da nicotina, precisando de reposição e desmame gradativo orientado por um profissional para que o paciente consiga se livrar desse hábito.


Roer unhas, morder gelo, usar os dentes para abrir garrafas, morder canetas são hábitos que podem levar a um desgaste do esmalte, fazendo com que dentes sem cáries precisem ser restaurados.


Os hábitos alimentares também podem ter grande influência na saúde oral. O consumo de açúcar em alta frequência colabora para altos índices de cárie.

Além do açúcar, existem outros vilões para a saúde da boca: o café em grandes quantidades pode manchar dentes e próteses; álcool em altas doses pode diminuir o fluxo salivar aumentando o risco à cárie e doença periodontal; refrigerantes tornam o meio bucal muito ácido colaborando para a erosão do esmalte (veja o post sobre erosão ácida em nosso blog!); o consumo frequente de pães, salgadinhos, biscoitos também levam ao aumento do risco de cárie, pois a saliva transforma o amido desses alimentos em açúcar.


A conscientização de hábitos prejudiciais é o primeiro passo para uma mudança de estilo de vida com mais saúde e bem estar. Estão prontos para mudar?





Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page