top of page
Posts recentes
Destaques

O insubstituível fio dental!


Para se obter uma excelente saúde bucal, é importantíssimo que dediquemos tempo e esforço na limpeza correta dos dentes. E para isso existe um verdadeiro arsenal de dispositivos que podem ser utilizados para essa finalidade, como as escovas convencionais, as pastas de dente, o waterpik, o raspador de língua, as escovas elétricas etc. Enfim, diversos utensílios que foram desenvolvidos para suprir a deficiência de outros pré-existentes.

Mas o foco desse post é o fio dental!


Embora tenham ouvido sobre importância do fio dental, estatísticas dizem que cerca de 80% das pessoas não usam fio dental. Muitos ainda têm dificuldade de incorporar à rotina diária, provavelmente porque leva tempo, faz bagunça, é chato de passar. É comum pacientes relatarem que deixam de usar porque a gengiva sangra quando passam.


Bom, o fato é que a escova de dente não consegue acessar certas superfícies dos dentes. É aí que entra o fio dental. Ele remove os detritos entre os dentes, principalmente na região próxima à gengiva. Uma outra área bastante negligenciada na limpeza, é a parte mais posterior dos últimos dentes. As pessoas tendem a achar que o fio dental deve ser usado apenas onde o alimento prende entre um dente e outro. Mas, mesmo que a pessoa tenha espaços entre os dentes a ponto de não prender resíduos maiores, essas superfícies laterais dos dentes sempre acumulam placa.


O fio dental é importante para manter a gengiva saudável e prevenir doenças periodontais, assim como evitar o aparecimento de cáries entre os dentes e que são difíceis de serem detectadas clinicamente. Sua saúde bucal está ligada a sua saúde física e não escovar ou passar fio dental nos dentes realmente pode te deixar suscetível a infecções.


Se você tem problema com o fio dental tradicional, há várias opções que podem ser usadas para limpar entre os dentes. Os primeiros são o floss pick e o grampo de fio. Essas engenhocas úteis são fáceis de usar, rápidas e legais. Para pessoas com espaço entre os dentes, utilize também uma escova interdental. Indivíduos portadores de pontes fixas, recomenda-se utilizar um passa-fio ou um SuperFloss (Oral B), que permitem higienizar por baixo dos dentes suspensos. Ao fim de cada dia, você verá como, logo após passar o fio, sua boca fica refrescante e com a sensação de que acabou de sair do dentista.


Você sabia?


Embora historiadores tenham encontrado objetos parecidos com o fio dental entre os dentes de humanos pré-históricos, pode-se dizer que o inventor deste produto indispensável para nossa saúde bucal foi Levi Spear Parmly, um dentista de Nova Orleans. Em 1815, este começou a recomendar a seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda. No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequena escala. A produção em larga escala do fio dental se iniciou mais tarde com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson a detentora da primeira patente do fio dental, em 1898. Só de curiosidade!





Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page