top of page
Posts recentes
Destaques

O que é aumento de coroa clínica?

O dente é composto basicamente por 2 partes: a coroa e a raiz. A coroa apresenta um recobrimento de esmalte, uma camada mineralizada, dura e normalmente mais clara que a camada subjacente, a dentina. Já a raiz não tem recobrimento de esmalte. Chamamos de coroa anatômica, toda essa porção revestida de esmalte.

Acontece que na boca, a coroa anatômica pode estar parcialmente coberta pela gengiva, que esconde parte da porção de esmalte do dente. Da mesma forma, a gengiva pode estar retraída e mostrar toda a coroa anatômica e parte da porção da raiz do dente. A toda essa porção do dente que está exposta ao meio bucal, chamamos de coroa clínica. Coroa clínica é portanto todo o dente que visualizamos para fora da gengiva.

Essa breve explicação serve para facilitar o entendimento do que vem a ser o procedimento de aumento de coroa clínica.

Em alguns casos, é necessário indicar este procedimento de aumento de coroa clínica que é um procedimento cirúrgico para expor uma faixa maior de dente. É feita a remoção de parte da gengiva e do osso que recobrem a estrutura dental.

O objetivo principal desse procedimento é expor uma parte do dente que precise ser evidenciada, seja por uma questão estética (paciente com dentes muito curtos, como na foto acima), como também por uma questão biológica, por exemplo: expor uma lesão de cárie que esteja abaixo da gengiva (conforme o esquema abaixo), expor uma fratura que tenha se estendido para dentro da gengiva. Outra indicação estética é corrigir o contorno gengival que possa apresentar alguma assimetria entre os lados direito e esquerdo (cirurgia plástica gengival).

Em nosso consultório realizamos estes procedimentos sempre que necessário, para proporcionar um melhor resultado estético e funcional, garantindo restaurações bem adaptadas e sorrisos mais harmônicos.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page