top of page
Posts recentes
Destaques

O que fazer em caso de traumas na boca?


Traumas envolvendo a face podem causar danos às mucosas, lábios, gengivas, dentes e ao osso que suporta o dente. É importante saber o que fazer para ter o melhor resultado e evitar complicações que podem levar à perda dos dentes ou infecções. A seguir um pequeno guia para algumas situações mais comuns:

Pequenos cortes na mucosa:

Em caso de corte na boca entre em contato com o dentista a mais rápido possível.Alguns cortes exigem sutura (pontos) para uma melhor cicatrização outros não. Somente o profissional poderá fazer esse diagnóstico e indicar a melhor conduta.

Não coloque nenhuma substância no local! Apenas limpe com água fria e, se estiver sangrando muito, faça compressão com um pano limpo (de preferência gaze estéril) e aplique gelo.

Fraturas de dentes:

Quando parte do dente é quebrada por trauma, muitas vezes poderá ser feita a colagem do fragmento. Por isso, sempre que possível, encontre e guarde o pedaço.

O fragmento deve ser transportado em um pote com soro fisiológico.

O contato com o dentista deverá ser o mais rápido possível. Caso ele não possa colar o fragmento outros materiais como a resina composta podem ser usados na restauração do dente.

Luxação:

Se o dente receber um impacto e sair da posição, tente colocar o dente de volta no lugar e entre em contato o mais rápido possível com o dentista.

Caso não seja possível reposicionar o dente, apenas vá ao dentista. Não tente fazer força excessiva para recolocar o dente em posição, pois pode haver alguma fratura do osso.

Observe se há sangramento entre a gengiva e o dente.

Avulsão dentária:

A avulsão dentária ocorre quando um dente sai inteiro do alvéolo em consequência de algum trauma. Muitas vezes o elemento pode ser recolocado se os procedimentos corretos forem executados rapidamente.

- Ligue imediatamente para o dentista.

- Não esfregue o dente. Apenas lave em água corrente para remover alguma sujeira segurando sempre pela coroa (parte que fica exposta do dente), evitando tocar na raiz.

-Coloque o dente em um recipiente com leite ou a própria saliva.

Siga rigorosamente as instruções do dentista.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page