top of page
Posts recentes
Destaques

Já devo procurar um Ortodontista?

Com que idade devo levar meu filho ao Ortodontista? Será que preciso esperar que ele troque todos os dentes antes de levar? Ele já vai usar aparelho desde tão novinho?


Vamos entender um pouco melhor como isso funciona e o que você tem que observar para garantir que seu filho receba o melhor tratamento no melhor momento possível!

De modo geral, uma boa idade de avaliação é em torno dos 8 anos para as meninas e dos 9 anos para os meninos. No entanto, isso não é uma regra e os pais e dentistas devem estar atentos para as alterações que possam aparecer!


As mordidas cruzadas por exemplo, precisam ser tratadas o quanto antes, mesmo com a criança bem novinha, pois podem causar deformações graves durante o crescimento, que vão ser muito mais complexas para serem corrigidas no futuro.


Outros problemas, como sinais de prognatismo (quando a mandíbula é muito projetada para frente) podem ter o tratamento muito beneficiado por uma intervenção precoce, ainda no início da fase de crescimento, aos 6 ou 7 anos de idade.


Uma outra situação que pode indicar um tratamento precoce é quando a alteração encontrada no paciente prejudica muito sua vida social. Crianças com dentes muito projetados, separados ou apinhados pode sofrer bullying na escola e prejudicar muito seu desenvolvimento e interação com outras crianças. Nestes casos é recomendado que seja feita alguma intervenção para viabilizar uma melhor socialização, mesmo sabendo que a resolução total só poderá ser obtida mais à frente.


Em todo caso, se existe a dúvida, o melhor a fazer uma avaliação com o Ortodontista. É melhor ouvir que será preciso aguardar um pouco para fazer o tratamento e fazê-lo no melhor momento possível do que descobrir que está tarde demais para ajudar, certo?

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page