O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo.
A pessoa que fuma depende da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como cocaína, heroína, álcool, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 à 19 segundos.
É normal, portanto, que ao parar de fumar, os primeiros dias sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.
Por que o dentista tem interesse em que seus pacientes parem de fumar?
O fumo causa um grande prejuízo à saúde oral das pessoas e diminui a taxa de sucesso de uma série de tratamentos (ex: implantes dentários), limitando o trabalho do dentista.
Mau hálito, pigmentação dos dentes, aumento do risco de perda óssea são apenas alguns problemas que os fumantes enfrentam em relação a sua boca.
Em nosso consultório, para os pacientes que têm interesse em parar de fumar, oferecemos apoio e orientação, instruindo inclusive como utilizar os adesivos de nicotina para facilitar o processo de abandonar o fumo.
Para maiores informações acesse: www.inca.org.br
Quando você para de fumar:
após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhor
após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.