top of page
Posts recentes
Destaques

Diabetes e saúde bucal


Diabetes e saúde bucal

Existem hoje no Brasil cerca de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.


Pacientes com diabetes são mais suscetíveis a infecções fúngicas e bacterianas. Pesquisas sugerem que há uma prevalência aumentada de doenças gengivais (gengivite e periodontite) dentre aqueles portadores da doença. Outros problemas orais que podem ocorrer no diabético são a candidíase, aftas, úlceras e cáries.


A relação da diabetes com a saúde oral é uma via de mão dupla. Diabéticos são mais propensos a doença periodontal e pessoas com problemas gengivais podem ter maior dificuldade de controlar a glicemia, favorecendo a progressão do diabetes.


Problemas bucais associados ao diabetes podem ser evitados ou minimizados com algumas precauções.

Em primeiro lugar, o mais importante é controlar o nível de glicose no sangue. Em seguida, mantenha uma higiene oral eficiente com escovação e uso do fio dental. Procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpe-a diariamente. O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.


As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do preparo do seu dentista para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Exceto em caso de emergência, não se submeta a qualquer procedimento dentário se o açúcar no sangue não estiver bem controlado.


Além dos problemas bucais outras complicações associadas ao diabetes são problemas cardíacos, derrame cerebral e doença renal.


Para se informar um pouco mais sobre o Diabetes, consulte o site da Sociedade Brasileira de Diabetes.


Se você é diabético não deixe de fazer sua consulta de revisão odontológica periodicamente. Estamos prontos para te ajudar.


Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page