PREVENÇÃO

dentistas barra da tijuca

Prevenir que os problemas bucais apareçam é a maior garantia de nunca precisar de tratamentos complexos e desagradáveis. E as ações para isso são simples e só dependem do seu empenho. Vamos ver quais recursos vão influenciar na manutenção da sua saúde:

Controle sua dieta!

A cárie é uma doença influenciada por muitos fatores, onde a ingestão constante de açúcar é a maior vilã no seu desenvolvimento. Alguns destes fatores são ligados a características pessoais e aos hábitos de cada um. Através de uma análise da sua dieta,  com foco no consumo de açúcar, podemos orientar você sobre as alterações que devem ser feitas para evitar o surgimento de cáries.

A sacarose presente no açúcar é o "alimento" das bactérias que vão causar a cárie e também as ajuda a se fixarem nos dentes. Estas bactérias (streptococcos mutans) fazem parte da flora normal da nossa boca, junto com diversas outras, que vivem em equilíbrio. Quando disponibilizamos alimento demais para elas e deixamos que elas colonizem certas áreas (através da formação da placa bacteriana), essa flora se desequilibra e estas bactérias ficam em número muito maior do que as outras, favorecendo o aparecimento das lesões cariosas (cavidades).

Capriche na limpeza diária!

​Além do controle da dieta, precisamos de métodos para remover a placa bacteriana e os restos de alimento, mantendo o equilíbrio da nossa flora bucal. O uso correto das escovas e fios dentais é indispensável neste momento. Seu dentista já lhe ensinou as técnicas de higienização mais adequadas para seu caso? Siga as orientações para ter sempre os dentes saudáveis e bonitos!

Faça visitas periódicas ao dentista!

Manter a limpeza adequada parece simples, mas não é! Nossa experiência mostra que algumas áreas são mais difíceis de serem limpas do que outras. Neste momento, a visão do dentista é extremamente importante! Além de ajudar você a identificar se há alguma falha na higienização, ele dispõe de meios para fazer uma limpeza mais criteriosa. Acúmulo de placa em algumas regiões, por exemplo, por curtos períodos, pode causar uma inflamação gengival, formação de tártaro e lesões de cárie. Por isso, não deixe intervalos muito grandes entre as consultas periódicas. Este intervalo deve ser determinado de acordo com a habilidade de higienização do paciente.