Enxertos ósseos em Implantodontia

Muitas pessoas nos procuram, interessadas em repor os dentes perdidos através da colocação de implantes osseointegrados. Ao analisar clínica e radiograficamente o local das ausências dentárias, podemos constatar a deficiência óssea que pode inviabilizar a colocação dos implantes. 

 

Diante dessa situação, apresentamos algumas técnicas de enxerto ósseo para recriar as condições necessárias para a instalação dos parafusos de titânio no local ideal para a boa finalização protética.

 

A ausência de dentes pode levar a remodelação do osso que o retinha. Na maioria das vezes, quando a ausência é muito prolongada, o osso reabsorve bastante a ponto de inviabilizar a instalação de implantes no local adequado para confecção das próteses. Quando isso acontece, é necessário realizar procedimentos de enxertia, ou regeneração óssea, de forma a devolver o volume ósseo pré-existente.

 

Diversas são as abordagens e técnicas preconizadas na literatura científica. As técnicas mais comuns envolvem os enxertos de substitutos ósseos particulados, que são mantidos em posição por meio de membranas não reabsorvíveis de Teflon ou telas de titânio (regeneração óssea guiada), e os enxertos de blocos ósseos coletados do próprio paciente, de áreas intra-orais ou extra-orais.

 

É muito importante que todo enxerto ósseo seja estabilizado corretamente e protegido por tecido mole (gengiva). A exposição desse material ao meio bucal pode levar a uma contaminação e a perda do material enxertado.

 

 

 

 

Levantamento de seio maxilar

 

Uma situação bastante comum relacionada aos enxertos ósseos se refere ao levantamento da membrana do seio maxilar. Esse tipo de cirurgia é muito indicada na região posterior da maxila, quando o paciente perde algum(ns) dente(s) dessa área. 

 

Na ausência do dente, ocorre uma expansão da cavidade sinusal, também conhecido como pneumatização do seio maxilar. Essa expansão diminui a quantidade de osso disponível para a colocação de implante de tamanho adequado para suportar as cargas da mastigação. Dessa forma, é realizada a elevação da membrana para abrir espaço para colocação de substituto ósseo e recuperar osso para ancoragem do implante

MARQUE SUA CONSULTA
TRATAMENTOS

Shopping Downtown

Avenida das Américas, 500 Bl 08 sala 206 - Barra da Tijuca - RJ

Tel : (21) 2492-1152  / 98577-6241

For English: (21) 98245-0044 / 99686-1967

Copyright 2012 Odontosite 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon