December 8, 2017

November 14, 2017

Please reload

Posts recentes

Contenção ortodôntica é importante?

March 6, 2019

1/10
Please reload

Destaques

Sorrisos envelhecem?

 

Muitos pacientes perguntam se o sorriso envelhece e se alguma coisa pode ser feita para o seu rejuvenescimento.

 

Sabemos que o envelhecimento é um processo natural que ocorre em todo o corpo, o sorriso não está fora disso. As alterações mais evidentes são na cor, forma e posição dos dentes e gengiva. 

 

 

Cor 

Ao longo dos anos sofremos um desgaste do esmalte dentário. Com isso a camada de dentina se torna mais visível. Como ela é mais escura, vemos o dente mais escuro. Por isso idosos têm a tendência de ter dentes mais amarelados do que jovens.

Alimentos que pigmentam, como vinho, mate, café e etc, tendem a a escurecer os dentes também.

O clareamento é uma ótima opção para quem está com os dentes escurecidos. Sendo um procedimento não-invasivo que rejuvenesce bastante o sorriso.

 

 

Forma

A forma dos  dentes pode ser alterada ao longo do tempo principalmente nos pacientes que sofrem de bruxismo. O desgate das bordas que faz com que todos dentes fiquem do mesmo tamanho é um fator de envelhecimento do sorriso, e a recuperação dos formatos e contornos dos dentes são indicados em alguns casos.

É necessária a avaliação do profissional para saber o tratamento mais indicado. Nos casos mais graves os pacientes precisam fazer trabalhos em porcelana para recuperarem os dentes e usar placas para impedir que o desgaste continue ou frature o trabalho executado.

Com o avanço da tecnologia, hoje conseguimos executar lâminas bem finas de cerâmica (chamadas lentes de contato) para corrigir a forma dos dentes.

 

 

Posição

Os dentes não permanecem parados ao longo dos anos, vão se mexendo e se acomodando na arcada. Por isso o apinhamento dos dentes é tão comum em pacientes idosos.

Outra situação que ocorre é que com o passar dos anos os lábios tomam uma posição mais baixa fazendo com que os dentes inferiores, que não apareciam no sorriso, comecem a ficar mais visíveis e como muitas vezes esses dentes estão apinhados isso interfere na estética do sorriso e passa a incomodar muito mais.

A ortodontia é o tratamento de escolha para dentes apinhados. Hoje em dia, com os alinhadores transparentes, nenhum adulto precisa ficar de sorriso metalizado para alinhar os dentes.

 

 

Retração gengival

A retração gengival também é uma queixa comum a partir dos 40 anos. As cirurgias de enxerto reposicionando a gengiva estão com resultados cada vez mais previsíveis sendo uma boa opção em alguns casos.

Também é necessária a avaliação profissional para indicar o melhor tratamento e corrigir a causa da retração gengival.

 

Rugas de expressão

Com o envelhecimento da pele, as rugas ao redor dos lábios também interferem na jovialidade do sorriso. A aplicação de preenchimentos ajuda a restaurar a anatomia da região.

 

Em nosso consultório congregamos todas estas técnicas para realizar protocolos individualizados para o rejuvenescimento do sorriso e da face. Agende sua avaliação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Arquivos
Please reload

Procura por Tags