December 8, 2017

November 14, 2017

Please reload

Posts recentes

Contenção ortodôntica é importante?

March 6, 2019

1/10
Please reload

Destaques

Você sofre com boca seca?

April 12, 2017

 

A xerostomia, nome dado para a secura na boca, afeta muitas pessoas. A redução da saliva pode estar relacionada a diversos fatores como a menopausa, o uso de medicamentos (remédios para hipertensão, antidepressivos, diuréticos e outros), o tabagismo, a radioterapia e quimioterapia para tratamento de câncer e algumas doenças (diabetes, doença de Hodgkings, mal de Parkinson, HIV e outras)

 

A redução da saliva pode acontecer também em situações específicas e transitórias como nos momentos de estresse, retornando ao normal sem precisar de tratamento. 

 

As pessoas com xerostomia apresentam alguns sintomas como por exemplo: dificuldade de engolir, lábios rachados, sensação de queimação na língua, boca seca constantemente, feridas na boca, alteração de paladar, dificuldade de mastigar e falar. Quando existe dúvida pode ser feito um teste para medição do fluxo salivar.

 

O tratamento irá depender da causa do problema. Se for ocasionado por medicação o ideal é tentar substituir o remédio . Se a origem da secura for radioterapia, envelhecimento ou doenças sistêmicas o dentista poderá indicar o uso de saliva artificial, além de recomendar beber bastante água, usar chicletes sem açúcar para estimular a salivação, evitar alimentos ácidos e condimentados e bebidas alcoólicas.

 

A diminuição da saliva pode favorecer o aparecimento de cáries, mau hálito, problemas gengivais e outras doenças bucais, por isso é muito importante que o paciente com xerostomia mantenha uma higiene oral adequada com uso do fio dental e escovação, recorrendo a ajuda profissional quando necessário.

 

Em nossa clínica todos os dentistas estão capacitados a ajudá-lo caso você tenha xerostomia.

 

Please reload

Arquivos