top of page
Posts recentes
Destaques

Você sofre com boca seca?


A xerostomia, nome dado para a secura na boca, afeta muitas pessoas. A redução da saliva pode estar relacionada a diversos fatores como a menopausa, o uso de medicamentos (remédios para hipertensão, antidepressivos, diuréticos e outros), o tabagismo, a radioterapia e quimioterapia para tratamento de câncer e algumas doenças (diabetes, doença de Hodgkings, mal de Parkinson, HIV e outras)


A redução da saliva pode acontecer também em situações específicas e transitórias como nos momentos de estresse, retornando ao normal sem precisar de tratamento.


As pessoas com xerostomia apresentam alguns sintomas como por exemplo: dificuldade de engolir, lábios rachados, sensação de queimação na língua, boca seca constantemente, feridas na boca, alteração de paladar, dificuldade de mastigar e falar. Quando existe dúvida pode ser feito um teste para medição do fluxo salivar.


O tratamento irá depender da causa do problema. Se for ocasionado por medicação o ideal é tentar substituir o remédio . Se a origem da secura for radioterapia, envelhecimento ou doenças sistêmicas o dentista poderá indicar o uso de saliva artificial, além de recomendar beber bastante água, usar chicletes sem açúcar para estimular a salivação, evitar alimentos ácidos e condimentados e bebidas alcoólicas.


A diminuição da saliva pode favorecer o aparecimento de cáries, mau hálito, problemas gengivais e outras doenças bucais, por isso é muito importante que o paciente com xerostomia mantenha uma higiene oral adequada com uso do fio dental e escovação, recorrendo a ajuda profissional quando necessário.


Em nossa clínica todos os dentistas estão capacitados a ajudá-lo caso você tenha xerostomia.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page