top of page
Posts recentes
Destaques

Chupeta faz mal?


Muitas mães nos perguntam se existe algum problema dar chupetas para seus filhos. Também procuram saber até quando o filho pode ou deve usar, assim como qual a melhor chupeta a ser escolhida.

O ideal é que não utilize, mas como ela acalma a criança muitos pais optam por usá-la. Nesse caso é indicado que se use as com bico anatômico e que ela não seja dada toda a vez que ela chorar. Existem diversos motivos que levam ao choro, como cólicas, posição desconfortável, fraldas molhadas etc.

Não há maiores problemas quando a criança utiliza a chupeta até os dois anos, quando ela adquire uma maior maturidade física e emocional, facilitando sua retirada.

Alguns dos efeitos causados pelo uso prolongado da chupeta, como a mordida aberta anterior podem ter correção espontânea, desde que seja removida logo. Problemas mais severos como o projeção exagerada dos incisivos e as mordidas cruzadas, que necessitam de correções com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, no entanto, são frequentes.

Um dos cuidados necessários na remoção do uso da chupeta, é evitar a substituição deste por outro hábito mais difícil de controlar, como chupar dedo por exemplo. A resolução nestes casos pode precisar ser associada a um tratamento com um profissional de fonoaudiologia ou de psicologia..

Caso o uso se prolongue até depois dos 4 anos, é recomendado que seja feita uma avaliação com um ortodontista para que seja indicado algum método para auxiliar na remoção do hábito, e, caso haja algum problema instalado, que ele possa ser diagnosticado e corrigido o quanto antes, de modo a não influenciar no desenvolvimento adequado da face da criança.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page