top of page
Posts recentes
Destaques

Respirar pela boca é um problema?


Muitas pessoas respiram pela boca. A respiração bucal pode ser transitória, ocasionada por resfriados e alergias; ou contínua, nos pacientes com adenóides aumentadas ou desvio de septo por exemplo.

Com a boca mais seca, o respirador bucal pode apresentar ao mau hálito, aumento de cáries e doenças da gengiva. A saliva ajuda a umedecer e lavar os dentes e toda mucosa ao redor, removendo bacterias e resíduos. Quando seu fluxo diminui os efeitos negativos começam a surgir.

Além dos problemas ocasionados pela secura da boca, outros aspectos da saúde são prejudicados pela respiração bucal como: a posição dos dentes, características faciais, postura do paciente, distúrbios do sono, dores de garganta, dores de cabeça, problemas na fala, fadiga crônica, etc. Em casos de Síndrome de Apnéia do Sono, muito mais graves, pode-se desenvolver hipertensão arterial, problemas cardíacos e diversas complicações que podem inclusive levar ao óbito.

Em crianças a respiração bucal leva a alterações faciais (face longa), na mordida (mordidas cruzadas, apinhamento), cansaço crônico e até mesmo problemas comportamentais como irritabilidade e baixo desempenho escolar. A intervenção precoce garante o crescimento normal da face e desenvolvimento social sadio.

O tratamento da respiração bucal melhora a qualidade de vida de adultos e crianças. Um diagnóstico preciso é fundamental para que o tratamento seja conduzido com sucesso. Normalmente uma equipe multidisciplinar é necessária para tratar desses pacientes.

Nossa equipe de dentistas, juntamente com profissionais de outras áreas como a fisioterapia, a fonoaudiologia e a otorrinolaringologia, está apta a fazer o diagnóstico e conduzir o tratamento dos respiradores bucais, melhorando muito sua qualidade de vida.

Venha conhecer as soluções que podemos apresentar para este grave problema.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page