top of page
Posts recentes
Destaques

Minha gengiva retraiu! E agora?


Muitos pacientes chegam ao consultório com esta queixa. As retrações gengivas ocasionam problemas estéticos e sensibilidade. O primeiro passo é saber o que causou a retração para podermos estabelecer um tratamento eficaz.


A causa mais comum das retrações gengivais é o traumatismo por escovação, que pode ser decorrente de uma técnica de escovação inadequada ou do uso de escova de dente com cerdas muito duras. Antes de partimos para a correção da retração é necessário que o paciente aprenda uma melhor técnica de escovação e use escova de cerdas macias.


O uso de piercing bucal e o mal posicionamento dos dentes também podem ocasionar retrações gengivais.


Pessoas que têm a gengiva muito fina (biotipo fino) são mais susceptíveis a esse problema. Esse tipo de gengiva exige que o paciente tenha uma escovação eficiente para não ter retração por inflamação da gengiva, decorrente do acúmulo de placa bacteriana e ao mesmo tempo não pode ocorrer trauma nos tecidos gengivais.


Entre as técnicas usadas para o recobrimento de raízes expostas podemos destacar os retalhos reposicionados coronariamente, onde a gengiva é recolocada em sua posição original cirurgicamente. O tipo de técnica cirúrgica a ser adotada dependerá da profundidade da retração, se um ou mais dentes estão envolvidos, se existe cárie na raiz exposta, do tipo de gengiva, etc.


Uma vez feita a técnica adequada e o paciente higienizando cuidadosamente os resultados obtidos são excelentes.


Em nossa equipe clínica a responsável por esse tipo de cirurgia é a Dra. Carolina Faria, especialista em Periodontia.

Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page