December 8, 2017

November 14, 2017

Please reload

Posts recentes

Contenção ortodôntica é importante?

March 6, 2019

1/10
Please reload

Destaques

Minha gengiva retraiu! E agora?

July 29, 2016

 

        

 

 

       Muitos pacientes chegam ao consultório com esta queixa.  As retrações gengivas ocasionam problemas estéticos e sensibilidade. O primeiro passo é saber o que causou a retração para podermos estabelecer um tratamento eficaz.

 

       A causa mais comum das retrações gengivais é o traumatismo por escovação, que pode ser decorrente de uma técnica de escovação inadequada ou do uso de escova de dente com cerdas muito duras. Antes de partimos para a correção da retração é necessário que o paciente aprenda uma melhor técnica de escovação e use escova de cerdas macias. 

   

      O uso de piercing bucal e o mal posicionamento dos dentes também podem ocasionar retrações gengivais.

 

 

        Pessoas que têm a gengiva muito fina (biotipo fino) são mais susceptíveis a esse problema. Esse tipo de gengiva exige que o paciente tenha uma escovação eficiente para não ter retração por inflamação da gengiva, decorrente do acúmulo de placa bacteriana e ao mesmo tempo não pode ocorrer trauma nos tecidos gengivais.

 

    Entre as técnicas usadas para o recobrimento de raízes expostas podemos destacar os retalhos reposicionados coronariamente, onde a gengiva é recolocada em sua posição original cirurgicamente. O tipo de técnica cirúrgica a ser adotada dependerá da profundidade da retração, se um ou mais dentes estão envolvidos, se existe cárie na raiz exposta, do tipo de gengiva, etc.

 

      Uma vez feita a técnica adequada e o paciente higienizando cuidadosamente os resultados obtidos são excelentes.

  

     Em nossa equipe clínica a responsável por esse tipo de cirurgia é a Dra. Carolina Faria, especialista em Periodontia.

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

Please reload

Arquivos