top of page
Posts recentes
Destaques

Gravidez e Doenças da Gengiva

A saúde bucal está cada vez mais sendo reconhecida como uma parte essencial da saúde geral dos indivíduos. A importância da saúde das gengivas na gravidez é um assunto que desperta muito interesse em pesquisadores e muitos trabalhos indicam que associações importantes podem ser feitas.


Durante a gravidez ocorre uma maior vascularização gengival devido a alterações hormonais. A gengiva fica mais suscetível a inflamação.


Isso significa que, devido aos hormônios, as inflamações gengivais podem ser exacerbadas nas gestantes. Além disso, nessa fase há mudanças nos hábitos alimentares – dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores – e mais formação da placa bacteriana sobre os dentes. A gestante muitas vezes não realiza a escovação da forma adequada, porque a escova e ou a pasta de dentes induzem ao enjôo e essa deficiência na higiene oral provoca o maior acúmulo da placa sobre os dentes.



A inflamação gengival ativa nosso sistema imune, ocorrendo atuação de células de defesa e liberação de citocinas inflamatórias. Essas citocinas caem na corrente sanguínea e atuam sobre todo o corpo. Nos casos de periodontite, tem sido visto que os produtos da inflamação periodontal podem estar associados à ocorrência de partos prematuros.


Ainda relacionado a gravidez, uma recente pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana mostrou que mulheres com doenças periodontais – nas gengivas – demoravam cerca de dois meses a mais para engravidar do que as que tinham a gengiva saudável.


A causa mais comum da gengivite (e periodontite) é a falta de higiene. A partir do momento em que a mulher planeja engravidar, deve se preparar, com consultas em seu médico obstetra e também prestando atenção na sua saúde bucal, realizando a higiene correta e tendo acompanhamento de rotina com seu dentista. É importante que mulheres que já estejam com a gengivite ou periodontite instalada recebam o tratamento pelo dentista antes de engravidar.


Arquivos
Procura por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page