December 8, 2017

November 14, 2017

Contenção ortodôntica é importante?

March 6, 2019

Sua gengiva sangra? Cuidado!

January 14, 2014

Se você é mais um indivíduo que se queixa de sangramento na sua gengiva espontaneamente ou quando escova os dentes, atenção!

Um dos principais sinais de inflamação na gengiva é o sangramento. Só para você entender, sempre que o nosso organismo enfrenta alguma infecção, ocorre um aumento do volume de sangue no local afetado. Com isso, mais células de defesa são alocadas para combater essa infecção. Com isso a área infectada aumenta de volume, fica mais avermelhada e dolorida. São os sinais da inflamação.

Eventualmente o organismo consegue debelar o problema, mas em se tratando de dentes e gengiva, pode acontecer de algum fator local estar perpetuando o problema. É o caso do tártaro, que é um acúmulo de placa bacteriana calcificada que não é removida pela escovação. Uma vez formado o tártaro, apenas instrumentos adequados são capazes de removê-lo.

O tártaro atua então como um fator de perpetuação do problema, uma vez que ele será o fornecedor das bactérias que provocam a infecção na gengiva e que se estende para o osso que suporta o dente. Sem a remoção do fator causal, dificilmente o organismo conseguirá eliminar o processo inflamatório.

Portanto, na presença de sangramento na gengiva, procure o dentista para que o diagnóstico seja esclarecido e o tratamento instituído de maneira adequada.